3 vantagens do uso de ferramentas de suporte de acesso remoto

Mobilidade é um dos assuntos mais importantes em tecnologia da informação (TI). Os líderes do setor afirmam que 2017 é o ano das aplicações na nuvem, da flexibilidade e agilidade no trato das informações. Entre as soluções que não podem ficar de fora estão as ferramentas de acesso remoto, que permitem a intervenção humana mesmo à distância.

E você, sabe quais são as vantagens de usar esse tipo de tecnologia? Então confira o nosso post de hoje!

Redução de custos

A flexibilidade tecnológica é um dos grandes contribuintes para a redução de custos na empresa. Com ferramentas simples, como o compartilhamento de tela via Skype for Business, seu time de TI pode dar orientações a várias pessoas ao mesmo tempo, promover treinamentos e aumentar o nível de compreensão da equipe sobre o uso correto de softwares e sistemas sem precisar se deslocar ou mobilizar uma grande quantidade de pessoas em um único lugar. Tudo isso (diferente do Skype comum) com segurança em nível corporativo e recursos como falar com até 10.000 pessoas ao mesmo tempo, gravação das conferências, ingressar na reunião através de um telefone qualquer e muitos outros recursos que fazem toda a diferença para reduzir custos e ainda aumentar a produtividade.

Ferramentas de acesso remoto, como o Remote Desktop Service (RDS) do Windows Server, oferecem acesso direto ao servidor da empresa, auxiliando no momento de realizar manutenções de rotina ou suporte técnico, evitando deslocamentos desnecessários.

Esse tipo de solução ainda traz a possibilidade de monitorar a atividade dos usuários conectados ao servidor, estipulando níveis de acesso que deem maior segurança à informação da organização sem limitar o trabalho dos profissionais.

Produtividade

A produtividade no Brasil corresponde a 88% da média mundial, o que coloca as empresas em uma corrida sem fim para obter maior eficiência e competitividade. Uma das maneiras de elevar esse índice é adotando ferramentas tecnológicas que otimizem tempo e automatizem tarefas.

O uso de VDI (Virtualização de Desktops) é uma medida que viabiliza esse objetivo. Cada profissional tem acesso a uma máquina virtual própria, com todas as aplicações necessárias para o desenvolvimento do trabalho, independentemente de onde esteja. Basta ter acesso à Internet para poder trabalhar, seja em casa, viajando ou entre itinerários em aeroportos.

Com as informações concentradas em um desktop virtual, o profissional não precisa levar consigo um notebook. É possível acessar a máquina a partir de lan houses, centros de serviços em hotéis ou qualquer outro computador público com a mesma segurança que o negócio oferece internamente.

Gestão proativa

Muitos setores de TI atuam reativamente, apagando incêndios todos os dias por não haver uma atitude proativa com relação à manutenção do parque tecnológico da empresa. O comprometimento das equipes com tarefas burocráticas e cotidianas impede o desenvolvimento e a implementação de novas soluções, deixando a organização estagnada do ponto de vista tecnológico.

Esse cenário pode ser combatido com a implementação de ferramentas de acesso remoto, como o Windows Server, que possibilita cadastrar até dois profissionais para acessar remotamente os servidores da instituição a fim de realizar manutenções proativas, agendamento de backups e outras rotinas a partir de qualquer dispositivo — até mesmo smartphones.

Com medidas como essa, as tarefas mais básicas são executadas de maneira automática e a equipe de TI fica liberada para investir tempo e esforços em novas soluções. Os custos de manutenção são muito reduzidos e a organização ganha bastante agilidade e eficiência, o que se reflete expressivamente em melhores resultados.

Gostou? Você consegue destacar outros benefícios do uso de ferramentas de acesso remoto? Colabore conosco e deixe seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Iniciar conversa
Precisa de ajuda?
Combina
Olá, Nossa intenção é impulsionar o seu negócio com tecnologia que combina com a sua estratégia. Vamos conversar?